Centro de Fornecimento de Documentação Científica e Técnica

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Centro de Fornecimento de Documentação Científica e Técnica

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/FCT/JNICT/CFDCT

Tipo de título

Formal

Título

Centro de Fornecimento de Documentação Científica e Técnica

Datas de produção

1970  a  1997 

Dimensão e suporte

Documentos textuais: papel, A4 e outros formatos

História administrativa/biográfica/familiar

Com poucos anos de existência, a JNICT criou pelo Decreto-lei n.º 627/73, de 24 de Novembro, os Serviços de Informação Científica e Técnica, com vista à promoção e difusão da informação em Ciência e Tecnologia (C&T), a nível nacional e internacional. A denominação do serviço foi alterada em 1986, pelo Decreto-Lei n.º 130/86, de 7 de Junho, para Direcção de Serviços de Informação Científica e Técnica. Em 1992, com a extinção do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC), a JNICT assegurou a prossecução da atividade desenvolvida até à data mas também herdou as competências e património documental da entidade extinta (INIC), no âmbito da promoção, difusão da informação de carácter científico e técnico, através do Serviço de Documentação e Informação Científica e Técnica. Dois anos depois, em 1994, pelo Decreto-lei nº 201/94, de 22 de julho, que reestruturou a JNICT, foi criado o Centro de Fornecimento de Documentação Científica e Técnica, que compreendia o Núcleo de Documentação, o Núcleo de Informação e Sistemas e a Repartição de Apoio Administrativo e Financeiro. Em 1997, data da extinção da JNICT e da criação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o CFDCT mantinha a mesma estrutura.

Localidade

Este serviço funcionou nas seguintes moradas: Portugal, Avenida D. Carlos I, n.º 126, 1249-074 Lisboa; Portugal, Complexo Interdisciplinar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Avenida Professor Gama Pinto, n.º 2, 1699, Lisboa.

Funções, ocupações e atividades

O Centro de Fornecimento de Documentação Científica e Técnica tinha competências e atribuições no âmbito da recolha, tratamento e difusão da informação e documentação científica e técnica e na concretização de actividades de ligação a redes nacionais e internacionais.

Mandatos/fontes de autoridade

Decreto-lei n.º 201/94, de 22 de Julho - Reestruturação orgânica da JNICT Decreto-lei n.º 188/97, de 28 de Julho - Extingue a JNICT e cria a FCT

Estrutura interna/genealogia

O Centro de Documentação de Informação Científica e Técnica (1994 - 1997) estava integrado na Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica como unidade autónoma e tinha autonomia técnica e de gestão. Compreendia o Núcleo de Documentação, o Núcleo de Informação e Sistemas e a Repartição de Apoio Administrativo e Financeiro.

Âmbito e conteúdo

A documentação reflecte a atividade do Centro de Fornecimento de Documentação Científica e Técnica (CFDCT), herdada de serviços anteriores e, também, resultante da atribuição de competências aquando da sua criação, em 1994. A documentação existente reporta-se a: notícias de imprensa; registos da atividade do CFDCT; documentos produzidos no âmbito da difusão de bibliografia de ciência e tecnologia e da cooperação em projectos, com vista à normalização da terminologia de Ciência e Técnica. Inclui, igualmente, alguma documentação que testemunha a atividade relacionada com a existência e planificação de uma Mediateca.

Idioma e escrita

Em português (por), contendo documentos em outras línguas, nomeadamente inglês (eng), francês (fra) e espanhol (spa).

Unidades de descrição relacionadas

Relação sucessora: Serviço de Informação e Documentação (Sc), do Arquivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia PT/FCT/FCT/SID