Divisão de Formação e Apoio à Comunidade Científica

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Divisão de Formação e Apoio à Comunidade Científica

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subsecção   Subsecção

Código de referência

PT/FCT/JNICT/DSPP-DFACC

Tipo de título

Formal

Título

Divisão de Formação e Apoio à Comunidade Científica

Datas de produção

1977-11-22  a  2011 

Datas de acumulação

1994 - 1997

Dimensão e suporte

Documentos textuais: papel, A4

História administrativa/biográfica/familiar

A Divisão de Formação e Apoio à Comunidade Científica (DFACC) foi referenciada pela primeira vez no Decreto-lei n.º 201/94, de 22 de Julho, na dependência da Direção de Serviços de Programas e Projetos. O âmbito de atuação do DFACC era desenvolvido anteriormente pelo Fundo de Apoio à Comunidade Científica, na dependência da Direção de Serviços de Programas e Projetos, que geria também a formação de recursos humanos em ciência e tecnologia. Antes da criação da Direção de Serviços de Programas e Projetos esta competência era exercida pelo Serviço de Programas e Projetos.Esta unidade orgânica existiu até à data de extinção da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), na dependência orgânica da Direção de Serviços de Programas e Projetos.

Localidade

Portugal, Avenida D. Carlos I, n.º 126, 1249-074 Lisboa: Sede

Funções, ocupações e atividades

Em 1994, na sequência da reestruturação da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), pelo Decreto-lei n.º201/94, de 22 de Julho, competia à Divisão de Formação e Apoio à Comunidade Científica da Direcção de Serviços de Programas e Projectos: a gestão dos programas de formação e mobilidade de recursos humanos na área de C&T; a preparação da avaliação de programas de formação e apoio à comunidade científica; a promoção da articulação entre os programas de formação da JNICT e de outras instituições; o apoio à concessão de bolsas de mestrado e doutoramento e promoção da participação de investigadores e docentes em congressos, colóquios, ou outras reuniões científicas, bem como o apoio da realização deste tipo de eventos.

Mandatos/fontes de autoridade

Decreto-lei n.º 201/94, de 22 de Julho - Aprova a nova lei orgânica da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica

Estrutura interna/genealogia

A Divisão de Formação e Apoio à Comunidade Científica é organicamente dependente da Direcção de Programas e Projectos.

Âmbito e conteúdo

A subsecção é constituída pelas séries: “Iniciativas científicas financiadas”, "Bolsas financiadas" e "Bolsas Programa CIENCIA: documentos síntese".

Idioma e escrita

Em português (por), contendo documentos em outras línguas, nomeadamente inglês (eng), francês (fra), espanhol (spa), italiano (ita) e alemão (deu).

Unidades de descrição relacionadas

Relação sucessora: Equipa de Projecto do Programa Fundo de Apoio à Comunidade Científica (Ssc), do Arquivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia PT/FCT/FCT/DAI-EPPFACC