Apoio técnico às comissões coordenadoras de investigação e às comissões de especialidade

Available actions

Reader available actions

 

Apoio técnico às comissões coordenadoras de investigação e às comissões de especialidade

Description details

Description level

Serie   Serie

Reference code

PT/FCT/JNICT/DSPP-DGP/006

Title type

Atribuído

Date range

1990  to  1996 

Dimension and support

Documentos textuais: papel, A4

Extents

0.63 Metros lineares

Scope and content

A série é composta por documentação produzida no âmbito da actividade do Secretariado Técnico das Comissões Coordenadoras de Investigação (CCI) e das suas sucessoras, as Comissões de Especialidade (CE).

As Comissões Coordenadoras de Investigação existiram entre 1986 e 1994, tendo por atribuições pronunciar-se sobre questões do seu âmbito que lhes fossem presentes pelo seu presidente ou pelo presidente da JNICT; emitir pareceres sobre programas e projectos de investigação, desenvolvimento, formação, ou outros relativos ao respectivo sector; contribuir activamente para o planeamento, coordenação e dinamização da investigação e tecnologia no respectivo sector; e apoiar a JNICT no acompanhamento e avaliação da investigação no sector respectivo. As CCI eram em número de onze - Agricultura, Florestas e Pecuária; Ambiente e Ordenamento do Território; Mar; Recursos Minerais; Indústrias Transformadoras; Energia; Construção, Urbanismo e Transportes; Indústrias de Informação; Saúde; Defesa; e Trabalho - e foram criadas por portaria do ministro da tutela da JNICT (DL nº 28/86, de 19 de Fevereiro; Portaria nº 244/86, de 23 de Maio).

As Comissões de Especialidade existiram a partir de 1994, sucedendo às CCI, e tinham por atribuições emitir pareceres sobre candidaturas a projectos e bolsas de investigação; propor critérios e metodologias de avaliação; e sugerir linhas de actuação da JNICT e iniciativas específicas, no âmbito da respectiva área científica. O Presidente da JNICT criou Comissões de Especialidade para as seguintes áreas: Agricultura, Florestas e Pecuária; Ambiente; Biologia; Biotecnologia; Ciências de Engenharia; Ciências Humanas; Ciências Sociais; Ciências e Tecnologias do Mar; Ciências da Terra; Defesa; Energia; Física; Matemática, Materiais; Química e Engenharia Química; Saúde; Tecnologias de Informação e Telecomunicações; Tecnologias de Produção; e Automação e Robótica.

O Secretariado Técnico das CCI e das CE, responsável pelo apoio administrativo e logístico às actividades das Comissões - elaboração de pareceres, avaliação de projectos, reuniões - foi feito a partir do Serviço de Programas e Projectos (que em 1994 passou a Direcção de Serviços de Programas e Projectos).

Arrangement

A documentação encontra-se num primeiro nível organizada por tipo de Comissão. Num segundo nível encontra-se ordenada área científica.

Language of the material

Em português (por), contendo documentos em outras línguas, nomeadamente inglês (eng) e francês (fra).

Notes

Descrição elaborada em 9 de abril de 2013. Última atualização em 19 de agosto de 2014.