O Programa Ciência Viva criado no âmbito do Ministério da Ciência e da Tecnologia teve por objetivo "promover a difusão alargada da cultura científica e tecnológica na sociedade", com especial ênfase nas camadas mais jovens e na população escolar dos ensinos básico e secundário. No âmbito da Intervenção Operacional PRAXIS XXI, o Programa Ciência Viva enquadrava-se nas ações de Divulgação Científica e Tecnológica (ações 2.1d) e 3.1c).
A entidade responsável pela gestão técnica, administrativa e financeira dos apoios enquadrados no Ciência Viva foi, numa primeira fase, a Unidade Ciência Viva - uma unidade do Ministério da Ciência e da Tecnologia, sediada na Agência de Inovação - e, numa segunda fase, o Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Entre 1996 e 1998, foram lançados três concursos Ciência Viva - Ensino Experimental das Ciências que visavam a apresentação de propostas de ação para o ensino experimental das ciências nos ensino básico e secundário.
A presente série integra as fichas dos projetos apoiados nestes três concursos, e que foram enviadas ao Gabinete de Gestão do PRAXIS XXI pelo Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, em 2002.