O Programa de Financiamento Plurianual surgiu em 1992, na Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), e tinha por objetivo financiar as despesas correntes e vitais das unidades de investigação. No âmbito da Intervenção Operacional PRAXIS XXI, o Programa de Financiamento Plurianual enquadrava-se na ação Estímulo à Internacionalização do Sistema de Ciência e Tecnologia (ação 2.2) conducente à consolidação de unidades de investigação de alta qualidade.
A entidade responsável pela gestão técnica, administrativa e financeira dos apoios enquadrados no Programa de Financiamento Plurianual foi a JNICT, depois Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com quem o gestor do PRAXIS XXI celebrou um contrato programa em 20 de janeiro de 1997.
A série integra uma parte das candidaturas de novas unidades de investigação ao Programa de Financiamento Plurianual, que decorreu em 1997. Tratam-se de candidaturas de unidades de investigação que até à data não estavam abrangidas por este programa de apoio. Inclui cópias, e nalguns casos pontuais originais, de uma parte do formulário de candidatura, nomeadamente a parte A (Identificação da unidade / Identification of the Unit), parte B (Equipa de investigação / Research Team) e parte F (Financiamento / Funding), enviadas ao Gabinete de Gestão do PRAXIS XXI pela JNICT.