Available actions

Reader available actions

Share
 

Direcção de Serviços de Programas e Projectos

Description details

Description level

Section Section

Reference code

PT/FCT/JNICT/DSPP

Title type

Formal

Date range

1970 Date is certain to 2011 Date is certain

Accumulation dates

1988 - 1997

Dimension and support

Documentos textuais: papel, A4

Extents

267.33 Metros lineares

Producer

Direcção de Serviços de Programas e Projectos

Biography or history

Foi no decurso da década de 80 que a Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) estruturou e organizou um serviço específico de apoio à gestão e acompanhamento dos financiamentos na área da investigação científica, nomeadamente através de programas e projectos. Em 1988 foi denominado de Direcção de Serviços de Programas e Projectos e as suas competências estavam distribuídas por núcleos equiparados a divisões (Decreto-lei n.º 374/88, de 21 de Outubro). Em 1994 ocorreu uma nova reestruturação da JNICT mas a Direcção de Serviços de Programas e Projectos manteve a mesma denominação, sendo responsável por assegurar a gestão de programas e projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, e passando a estar subdividida em duas divisões: a Divisão de Gestão de Projectos e a Divisão de Formação e Apoio à Comunidade Científica (Decreto-lei nº 201/94, de 22 de Julho).

Geographic name

Portugal, Avenida D. Carlos I, n.º 126, 1249-074 Lisboa: Sede

Functions, ocupations and activities

Em 1994, competia à Direcção de Serviços de Programas e Projectos, através da Divisão de Gestão de Projectos: assegurar a gestão e acompanhamento dos projectos de investigação e desenvolvimento tecnológico financiados pela JNICT; preparar a avaliação de projectos; promover a coordenação dos programas e projectos financiados pela JNICT com os participados por outras instituições, no sentido da racionalização dos meios e dos recursos; apoiar projectos de IDT e de inovação entre unidades de investigação e unidades no sector produtivo; promover a realização de acções de divulgação de C&T.

Através da Divisão de Formação e Apoio à Comunidade Científica competia: assegurar a gestão dos programas de formação e mobilidade de recursos humanos na área de C&T; preparar a avaliação de programas de formação e apoio à comunidade científica; promover a articulação entre os programas de formação da JNICT e de outras instituições, com vista à racionalização de meios e recursos; apoiar a concessão de bolsas de mestrado e doutoramento no País e no estrangeiro; promover a elaboração e edição de textos e publicações de carácter científico e técnico, incluindo teses de doutoramento; promover a participação de investigadores e docentes em congressos, colóquios e outras reuniões científicas e apoiar a realização desses eventos no País. (Decreto-lei n.º 201/94, de 22 de Julho).

Mandates/Sources of authority

Decreto-lei n.º 374/88, de 21 de Outubro - Aprova a nova lei orgânica da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica.

Decreto-lei n.º 201/94, de 22 de Julho - Aprova a nova lei orgânica da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica.

Internal structure/genealogy

A Direcção de Serviços de Programas e Projectos é organicamente dependente da Direcção da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e tem na sua dependência a Divisão de Gestão de Projectos e a Divisão de Formação e Apoio à Comunidade Científica.

Scope and content

A secção Direcção de Serviços de Programas e Projectos inclui duas subsecções: Divisão de Formação e Apoio à Comunidade Científica e Divisão de Gestão de Projectos. A documentação reflecte as actividades desenvolvidas pelas divisões de serviço supra citadas.

Language of the material

Em português (por), contendo documentos em outras línguas, nomeadamente inglês (eng), francês (fra) e espanhol (spa).

Related material

Relação sucessora: Departamento de Programas e Projetos (Ssc), do Arquivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia PT/FCT/FCT/DPP

Notes

Uma vez que a secção corresponde a uma unidade orgânica da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, optou-se pela identificação do serviço no campo "Nome do Produtor". Esta informação repercute-se em todas as unidades de descrição (séries, unidades de instalação e documentos compostos) que estejam incluídas nesta secção.

Descrição elaborada em 20 de janeiro de 2011. Última atualização em 11 de fevereiro de 2016.