Classification scheme

Available actions

Reader available actions

Share
 

ESO - Observatório Europeu do Sul

Description details

Description level

Subserie Subserie

Reference code

PT/FCT/JNICT/DSPP-DGP/003-002

Title type

Atribuído

Date range

1987 Date is certain to 1996 Date is certain

Dimension and support

Documentos textuais: papel, A4

Extents

0.23 Metros lineares

Scope and content

Subsérie constituída por documentação relativa à cooperação de Portugal com o ESO (Observatório Europeu do Sul), resultante das negociações formais para a adesão a esta organização internacional que tiveram lugar em 1989. Em 1990, Portugal tornou-se membro-observador e subscreveu um Acordo de Cooperação, com a finalidade de preparar a adesão plena de Portugal, num período de 10 anos.

De acordo com o despacho n.º51/SECT/90, de 16 de Novembro de 1990, “os encargos resultantes da representação junto da ESO, bem como o apoio logístico ao bom funcionamento da ligação agora estabelecida são cometidos à Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica”.

Durante o período de pré-adesão, a percentagem da contribuição que deveria ser paga se Portugal fosse membro de pleno direito do ESO, serviu para financiar acções e investimentos para o reforço do potencial científico e tecnológico nacional na área da Astronomia, quer em infra-estruturas, quer em meios humanos.

A subsérie, organizada cronologicamente, é composta por documentação resultante dos compromissos de gestão de acções decorrentes desta adesão.

Language of the material

Em português (por), contendo documentos em outras línguas, nomeadamente inglês (eng).

Related material

Relação complementar: Programa ESO - Observatório Europeu do Sul (Ssr) e Programa ESO - Apoio à Comunidade Científica (Sr), do Arquivo da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica PT/FCT/JNICT/DSPP-DGP/002-003 e PT/FCT/JNICT/DSPP-DGP/004

Notes

Descrição elaborada em 5 de março de 2012. Última atualização em 29 de setembro de 2014.