Programa ESO - Apoio à Comunidade Científica

Available actions

Reader available actions

 

Programa ESO - Apoio à Comunidade Científica

Description details

Description level

Serie   Serie

Reference code

PT/FCT/FCT/DPP/003

Title type

Atribuído

Date range

1995  to  2004 

Dimension and support

Documentos textuais: papel, A4

Extents

0.23 Metros lineares

Scope and content

Série constituída por documentação relativa à Acção 3 do Programa ESO - European European Southern Observatory / Observatório Europeu do Sul.

A Acção 3 do Programa ESO dirigia-se à promoção de actividades de C&T, ou outras actividades relacionadas que não tivessem financiamento sob outra forma. Assim, a Acção 3 financiava o apoio à realização de encontros e congressos, visitas de cientistas estrangeiros para acções de formação, divulgação e intercâmbio, de modo a reforçar a investigação em astronomia.

A Acção 3 subdividia-se em diferentes tipos de subsídios a atribuir a cada candidatura designadamente:

Tipo 1 – Apoio a Missões ou Estadias em Portugal de Cientistas e Tecnólogos Residentes no Estrangeiro e de Reconhecido Mérito; Tipo 2 – Apoio à Organização de Reuniões Científicas e Pequenos Cursos em Portugal; Tipo 3 – Outros Apoios Destinados a Incentivar Actividades de Investigação Científica Nacional. No ano 2000 houve apenas o seguinte apoio: Realização de Encontros Científicos. Consoante os anos, havia alterações a nível da sua nomenclatura (1991-2000).

Algumas instituições enviam os formulários de candidatura do Fundo de Apoio à Comunidade Científica (FACC), verificando-se que havia o respectivo encaminhamento para o Programa ESO.

Inclui as seguintes tipologias documentais: Troca de correspondência entre os respectivos intervenientes, informações internas e externas, propostas internas e externas, formulários de candidatura (nem todos os processos têm) e documentação de suporte com informações adicionais e relatórios finais (componente financeira e material).

Appraisal information

A série foi sujeita a avaliação de acordo com o estabelecido no Relatório de Avaliação de Documentação Acumulada.

Deletion

A série foi sujeita a selecção e eliminação com recurso aos processos de mistura, moagem e prensagem.

Arrangement

Nesta série, as unidades de instalação estão organizadas num primeiro nível por programa de financiamento e, num segundo nível, por tipo de Acção.

Language of the material

Em português (por), contendo documentos em outras línguas, nomeadamente inglês (eng).

Related material

Relação complementar: Gestão e acompanhamento de programas (Sr), do Arquivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia PT/FCT/FCT/DPP/002

Relação antecessora: Programa ESO - Apoio à Comunidade Científica (Sr), do Arquivo da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica PT/FCT/JNICT/DSPP-DGP/004

Notes

Descrição elaborada em 7 de março de 2012. Última atualização em 12 de fevereiro de 2016.