Javascript is not enabled

Classification scheme

Processos de bolsas de professores e investigadores americanos

Available actions

Reader available actions

 

Processos de bolsas de professores e investigadores americanos

Description details

Description level

Serie   Serie

Reference code

PT/FULB/FULB/024

Title type

Atribuído

Date range

1959  to  2012 

Dimension and support

Documentos textuais: papel, A4

Extents

3.31 Metros lineares

Scope and content

A série consiste em processos individuais de bolsas de professores, investigadores e especialistas americanos do Programa Fulbright. As bolsas enquadram-se no programa geral Fulbright ou em programas destinados a áreas de estudo e objetivos específicos; em programas de parceria, co-financiados; e em bolsas externas, administradas pela Comissão Fulbright.

De acordo com o âmbito de cada programa são atribuídas bolsas para docência, orientação de projetos de investigação, realização de conferências, seminários, palestras, workshops, consultoria, investigação e atividades de intercâmbio profissional a realizar em universidades e instituições portuguesas.

Processamento de candidaturas e acompanhamento dos bolseiros:

A seleção dos professores americanos está a cargo do Council for International Exchange of Scholars (CIES), agência responsável pela administração dos programas de professores nos E.U.A, e antecede o processo de bolsa na Comissão Fulbright. Os processos incluem documentos referentes à fase de seleção, que consistem em certificados de habilitações profissionais e de competências em língua portuguesa. A colocação dos professores e especialistas é realizada através de convites para colaboração ou pela abertura de vagas de ensino, de acordo com as necessidades identificadas pelas universidades portuguesas, conforme o enquadramento das atividades e do programa. Nos casos aplicáveis, os processos contêm a candidatura das universidades portuguesas ao Programa Fulbright para a colocação de professores americanos. Os programas têm extensão variável e podem contemplar a estadia de dependentes.

O acompanhamento do bolseiro pela Comissão Fulbright refere-se à colocação do professor na universidade de acolhimento, programação de atividades, deslocações, estadia, informação de apoio a estrangeiros e dependentes, pagamento de despesas previstas pela bolsa, marcação de viagens, situação de doença e outras não previstas. Terminado o período das atividades, a viagem de regresso ao país é prevista pela bolsa dentro do prazo do visto de permanência em Portugal.

Constituição do processo:

O processo da bolsa é constituído pelo formulário de candidatura (que inclui dados pessoais, programa do curso ou projeto, currículo e cartas de referência), pedidos de nomeação de professores americanos pelo CIES, relatório de avaliação do candidato pelo Comité de Seleção da agência americana, formulário de aceitação da bolsa, termos e condições da bolsa, formulário de autorização ou impedimento do acesso aos dados confidenciais da candidatura (relatórios e cartas de referência), confirmação da aceitação da bolsa, relatório médico, formulário de candidatura de universidades portuguesas para a colocação de professores americanos, comunicação da atribuição da bolsa, documentos de identificação pessoal, programas de atividades integradas na bolsa, relatórios de atividades, certificado de frequência do Programa Fulbright, memorandos e correspondência com o bolseiro, com a universidade de acolhimento, com o CIES e com agências de viagem. O processo é concluído com o envio do relatório final de atividades do bolseiro e da instituição de acolhimento.

Lista de programas:

O Programa Fulbright encontra-se ativo em Portugal desde 1960. Constitui as bolsas gerais do programa, de duração variável e áreas de estudo diversificadas.

Em Portugal o Fulbright Intercountry Lecturing Program contém bolsas desde 1992. O programa consiste em bolsas de curta duração, até cerca de uma semana, para participação de professores americanos em conferências e seminários a convite de universidades e outras instituições portuguesas. O professor é convidado mediante uma lista anual de disponibilidade de bolseiros americanos integrados em Programas Fulbright nos países europeus, que podem deslocar-se a outro país para a realização de atividades de curta duração. A elaboração e divulgação desta lista é promovida pela Comissão Fulbright da Finlândia. Abrange áreas de estudo diversas de acordo com as necessidades identificadas pelas instituições portuguesas. A bolsa contempla subsídio de viagem, alimentação, estadia e manutenção e tem a comparticipação financeira da universidade de acolhimento.

O American Cultural Council Fellowship Program (ACCFP) contém bolsas compreendidas entre 1989 e 1995. Programa em parceria com o American Cultural Council, com administração e financiamento parcial da Comissão Fulbright. A bolsa contempla a deslocação a Portugal de especialistas americanos, em regime de curta duração, para integrar painéis de seminários e cursos em áreas artísticas e socioeconómicas. Os subsídios atribuídos a estas bolsas incluem deslocações para a participação em congressos, seminários, apresentações artísticas, projetos de investigação, visitas de estudo e estágios. Abrangem áreas diversas como Arqueologia, Música, Cinema, Educação, Artes, Etnografia, Relações Internacionais, Toxicodependência, Dança e outras. O programa destina-se igualmente a professores portugueses para deslocação aos E.U.A.

Arrangement

Nesta série, as unidades de instalação estão organizadas por ordem alfabética, cronológica e por programa. Os três critérios foram atribuídos pela instituição produtora.

Language of the material

Em inglês (eng) e português (por)

Related material

Administração do programa Fulbright e programas em parceria