As bolsas de intercâmbio estão integradas em programas específicos do Programa Fulbright e destinam-se a cidadãos portugueses e americanos, na categoria de bolseiros professores e especialistas. Tratam-se de bolsas em que existe uma troca efetiva do posto de trabalho.
Individualmente o processo tramita de forma idêntica ao das categorias de professor português e americano, mas encontra-se agregado pela documentação comum, que corresponde a instruções para a execução do programa, deliberações sobre a seleção dos candidatos e correspondência com as agências do Departamento de Estado Americano para a colocação dos bolseiros
Lista de programas:
O Teacher Exchange Program/Seminars contém bolsas compreendidas entre 1991 e 1992. Programa de intercâmbio entre professores portugueses e americanos, com duração anual ou inferior a um ano letivo. Esta modalidade consiste na ocupação dos postos de trabalho pela troca direta dos docentes. É administrado pela United States Information Agency (USIA), sendo a seleção dos candidatos portugueses da responsabilidade da Direção Geral do Ensino Básico e Secundário. A Comissão Fulbright financia a viagem, seguro de saúde e suplemento de ordenado.
O Fulbright Exchange of Administrators Program contém bolsas compreendidas entre 1993 e 1996. Programa de intercâmbio entre administradores escolares portugueses e americanos, em contexto de trabalho. Bolsa integrada no Teacher Exchange Program, na área da administração escolar.
O Professional Exchange Program destina-se ao intercâmbio de profissionais nas áreas Environmental Studies, Judiciary Studies e TV/Journalism e contém bolsas entre 1986 e 1991. O programa contempla a participação em conferências, colóquios, consultoria, cursos de curta duração, investigação, missões de estudo e estágios. É financiado pela USIA e prevê o pagamento de honorários e deslocação.