Processos de bolsas de estudantes americanos

Available actions

Reader available actions

 

Processos de bolsas de estudantes americanos

Description details

Description level

Serie   Serie

Reference code

PT/FULB/FULB/026

Title type

Atribuído

Parallel title

American Students

Date range

1960  to  2012 

Dimension and support

Documentos textuais: papel, A4

Extents

0.77 Metros lineares

Scope and content

A série consiste em processos individuais de bolsas de estudantes americanos do Programa Fulbright. As bolsas enquadram-se no programa geral ou em programas destinados a áreas de estudo e objetivos específicos; em programas de parceria, co-financiados; e em bolsas externas, administradas pela Comissão Fulbright. São atribuídas bolsas de estudo para a frequência de cursos em universidades portuguesas.

Processamento de candidaturas e acompanhamento dos bolseiros:

Os processos de bolsas de estudantes americanos na Comissão Fulbright referem-se à colocação dos alunos em universidades portuguesas, conforme a preferência do plano de estudos. Os processos incluem documentos referentes à fase de seleção realizada pelo Institute for International Education (IIE), agência responsável pela administração dos programas de alunos nos Estados Unidos da América, que consistem em certificados de habilitações académicas e de cursos ou disciplinas de língua e cultura portuguesa. Nas universidades portuguesas, os responsáveis pelos cursos devem aceitar a orientação do bolseiro no plano de estudos a desenvolver, pois o estudante é inscrito com a categoria de aluno extraordinário. A frequência de estudantes americanos em universidades portuguesas não obedece ao plano de um ano curricular completo, podendo o aluno selecionar as disciplinas que se aplicam ao seu âmbito de estudo e frequentar as bibliotecas e arquivos nacionais para desenvolvimento do projeto de investigação.

O acompanhamento do bolseiro pela Comissão Fulbright refere-se à colocação do aluno na universidade de acolhimento, alojamento, informação de apoio a estrangeiros, apoio à investigação, atividades extra-curriculares, pagamento de despesas previstas pela bolsa, marcação de viagens, situação de doença e outras não previstas. Terminado o período de estudos, a viagem de regresso ao país é prevista pela bolsa dentro do prazo do visto de permanência em Portugal. O processo é concluído com o envio do relatório final de atividades do bolseiro.

Constituição do processo:

O processo da bolsa é constituído pelo formulário de candidatura (que inclui dados pessoais, plano de estudos, apresentação pessoal, currículo e cartas de referência), relatório de avaliação do candidato pelo Comité de Seleção da agência americana, certificados de habilitações académicas, relatórios de proficiência em língua portuguesa, comunicação da atribuição da bolsa, termos e condições da bolsa, formulário de aceitação da bolsa, documentos de identificação pessoal, programas de atividades integradas na bolsa, pedidos de extensão da bolsa, relatórios de atividades, certificado de frequência do Programa Fulbright, memorandos e correspondência com o bolseiro, com a universidade de acolhimento, com o IIE e com agências de viagem.

Lista de Programas:

O Programa Fulbright encontra-se ativo em Portugal desde 1960. Constitui as bolsas gerais do programa, de duração variável e áreas de estudo diversificadas.

O programa Fulbright/FLAD Student Research Abroad foi estabelecido em 1999 e consiste na atribuição anual de 2 de bolsas de investigação a estudantes licenciados, em todas as áreas de estudo, com a duração de 8 meses. O financiamento da bolsa inclui viagem, seguro, visto, subsídio de bolsa e acompanhamento. No processo de seleção, os candidatos americanos são pré-selecionados pelo IIE, com decisão final do Comité de Seleção Fulbright. O programa destina-se igualmente a estudantes portugueses.

O programa Fulbright Doctoral Research concedeu bolsas de investigação a estudantes americanos entre 1981 e 1984, referentes a História de Portugal e das antigas colónias africanas. Os projetos de investigação desenvolveram-se em Portugal e em África.

O programa ITT International Fellowship contém bolsas entre 1972 e 1987. Consiste na atribuição de bolsas de mestrado em universidades portuguesas. O financiamento da bolsa é do ITT International Fellowship - International Telephone and Telegraph Corporation, com administração do IIE. Inclui despesas de viagem, manutenção, livros, seguros e propinas e não contempla despesas de dependentes. A Comissão Fulbright é responsável colocação e acompanhamento dos bolseiros americanos nas universidades portuguesas. O programa destina-se igualmente a estudantes portugueses.

Arrangement

Nesta série, as unidades de instalação estão organizadas por ordem alfabética, cronológica e por programa. Os três critérios foram atribuídos pela instituição produtora.

Physical location

A/24/02/1

Language of the material

Em inglês (eng) e português (por)

Related material

Administração do programa Fulbright e programas em parceria