Classification scheme

Correspondência, notícias de imprensa, relatórios e outras comunicações

Available actions

Reader available actions

 

Correspondência, notícias de imprensa, relatórios e outras comunicações

Description details

Description level

Serie   Serie

Reference code

PT/FCT/ACC/001

Title type

Atribuído

Date range

1904  to  1973 

Dimension and support

Documentos textuais: papel A4 e outros formatos

Extents

0.08 Metros lineares

Scope and content

A presente série documental reúne diversas comunicações na forma de relatórios, programas de conferências ou outros eventos científicos e sociais, bem como notícias de imprensa e correspondência que constituem fontes de informação interessantes para a compreensão da personalidade e da ação de Celestino da Costa, no âmbito das suas competências como administrador público de ciência.

A documentação reflete, com particular interesse, um ciclo de ação institucional pautado pelo reconhecimento da Ciência como setor carente de investimento público sistemático, ainda que de escala reduzida, no quadro de transição da primeira República para o Estado Novo, abrangendo as décadas de 20 a 40, refletindo, portanto, a mudança de conjuntura forçada com a ditadura militar e a assunção de um modelo de Estado autoritário com reflexos sensíveis ao nível de um mais estreito controlo institucional das práticas culturais e científicas. Alguns documentos incorporados nesta série ilustram esse controlo, como por exemplo, expondo o processo de averiguação a que a Junta de Educação Nacional foi submetida, por finais de 1934 - processo desencadeado por uma reclamação formal apresentada à Secretaria da Junta, pondo em dúvida métodos e critérios de avaliação. Outros documentos do mesmo período aludem à desconfiança do próprio ministro da Instrução Pública sobre a ação da Junta, na atribuição de bolsas. O caso levou mesmo à suspensão da atribuição de bolsas, ordenada por Eusébio Tamagnini, em Despacho com data de 15 de novembro de 1934, de que se conserva um extrato.

Entre outros documentos relevantes para a história da política científica portuguesa, conservam-se ainda informações de índole administrativa, tais como editais, atas, pareceres, relatórios, referentes às atividades e deliberações da Comissão Executiva da Junta de Educação nacional, relações de equipamentos, unidades de investigação e bolseiros, diversos recortes de jornal, nomeadamente de Samuel Maia sobre analfabetismo, educação e ciência, incluindo ainda diversa correspondência de/para personalidades como Rui Mayer, Manuel Rodrigues Junior, Luís Simões Raposo, Edgar Prestage. Subsiste um conjunto epistolar de Francisco de Paula Leite Pinto a Celestino da Costa, com cartas de caráter oficial e semi-privado, mencionando diversos aspetos da organização do financiamento científico nacional e dos trabalhos da Junta.

Physical location

A/24/10/5

Language of the material

Em português (por)

Physical characteristics and technical requirements

Estado razoável