Recortes de imprensa

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Recortes de imprensa

Description details

Description level

Composed document   Composed document

Reference code

PT/FCT/ACC/001/4

Title type

Atribuído

Date range

1950  to  1951 

Dimension and support

0,28 x 0,12 cm - Papel

Scope and content

Recortes de imprensa dando notícia da viagem de Augusto Celestino da Costa ao Brasil, em 1950, para realizar um curso e ocupar-se da regência da disciplina de Histologia e Embriologia, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Da mesma época datam outras informações relativas a seminários e conferências no Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Sociedade Brasileira de Cancerologia.

Recorde-se que a Universidade de São Paulo concedera a Celestino da Costa o título de doutor Honoris Causa, em 1951, pouco depois dos serviços prestados nas universidades brasileiras.

Um dos recortes de imprensa aqui conservado reporta-se à eleição do cientista português como «membro correspondente estrangeiro» da Academia Nacional de Medicina de Paris, nomeação que ocorreu em 13 de março de 1951, tendo Celestino da Costa exercido esse cargo até à data do seu falecimento em 27 de março de 1956.

Os periódicos não se encontram identificados, sendo a data inicial de 1950 atribuída por inferência estabelecida de acordo com a publicação de «Dois meses no Brasil», separata com o nº 9 de «O Médico» na qual Celestino da Costa relata as viagens científicas efetuadas neste país: «(...) Parti no dia 5 de agosto num "Constellation" da Panair, chegando ao Rio após uma viagem normal, sem história, no dia seguinte, 24 horas ainda não decorridas. E logo desde a chegada me vi rodeado de atenções e de amizade».

Physical location

A/24/10/5

Description physical location

A.24.10.5

Original numbering

009967/4

Previous location

Bota 191

Language of the material

por (português)

Physical characteristics and technical requirements

Bom estdo