Discurso de abertura da reunião conjunta da Sociedade Anatómica Portuguesa e da Sociedade Luso-Hispano-Americana de Anatomia

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Discurso de abertura da reunião conjunta da Sociedade Anatómica Portuguesa e da Sociedade Luso-Hispano-Americana de Anatomia

Description details

Description level

Composed document   Composed document

Reference code

PT/FCT/ACC/002/4

Title type

Atribuído

Date range

1945  to  1946 

Dimension and support

0,27 x 0,21 cm - Papel

Scope and content

Discurso proferido por Celestino da Costa, na qualidade de presidente da Sociedade Anatómica Portuguesa (SAP), por ocasião da sessão solene de abertura dos trabalhos conjuntos desta Sociedade e da Sociedade Anatómica Luso-Hispano-Americana, em Coimbra, no ano de 1946. Neste importante discurso, Celestino da Costa aborda a génese das referidas Sociedades Anatómicas, situando-as em relação às suas congéneres internacionais. Fornece ainda numerosos detalhes para a história da SAP e dos seus congressos, referindo-se ainda à criação de uma Comissão promotora de que fizera parte como Secretário Geral. A SAP reuniu-se pela primeira vez em abril de 1933, no âmbito da XXVIII Reunião da «Association des Anatomistes», realizada em Lisboa. Celestino da Costa fora designado presidente da SAP, em 1945, por proposta de Hernani Monteiro, segundo presidente da mesma Sociedade.

A prova que se conserva datilografada e com anotações manuscritas foi publicada em 1947, no tomo XXIV do «Arquivo de Anatomia e Antropologia».

Conserva-se na mesma capilha intercalada uma comunicação interna do Instituto de Histologia e Embriologia, com data de 1945, relativa a um ciclo de conferências promovido por este instituto da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Physical location

A/24/10/5

Description physical location

A.24.10.5

Original numbering

009968/4

Previous location

Bota 191

Language of the material

por (português)

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado