Discurso proferido por Celestino da Costa, na qualidade de presidente da Sociedade Anatómica Portuguesa (SAP), por ocasião da sessão solene de abertura dos trabalhos conjuntos desta Sociedade e da Sociedade Anatómica Luso-Hispano-Americana, em Coimbra, no ano de 1946. Neste importante discurso, Celestino da Costa aborda a génese das referidas Sociedades Anatómicas, situando-as em relação às suas congéneres internacionais. Fornece ainda numerosos detalhes para a história da SAP e dos seus congressos, referindo-se ainda à criação de uma Comissão promotora de que fizera parte como Secretário Geral. A SAP reuniu-se pela primeira vez em abril de 1933, no âmbito da XXVIII Reunião da «Association des Anatomistes», realizada em Lisboa. Celestino da Costa fora designado presidente da SAP, em 1945, por proposta de Hernani Monteiro, segundo presidente da mesma Sociedade.
A prova que se conserva datilografada e com anotações manuscritas foi publicada em 1947, no tomo XXIV do «Arquivo de Anatomia e Antropologia».
Conserva-se na mesma capilha intercalada uma comunicação interna do Instituto de Histologia e Embriologia, com data de 1945, relativa a um ciclo de conferências promovido por este instituto da Faculdade de Medicina de Lisboa.