O Conselho Superior de Ciência e Tecnologia (CSCT) é o «órgão colegial em que estão representados os interesses sectoriais, públicos e privados, no domínio das actividades científicas e tecnológicas, e as entidades cuja competência ou actuação seja relevante no âmbito da política científica e tecnológica nacional». Por inerência do cargo, o Presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) era o vice-Presidente do CSCT (Decreto-lei n.º 22/86, de 17 de fevereiro).
A documentação está organizada por reunião e, em muitos casos, contém as notas manuscritas que Carlos Salema, então Presidente da JNICT, elaborou no decurso das mesmas. Contém, ainda, correspondência e ofícios enviados e recebidos, convocatórias, documentos para serem apresentados e discutidos nas reuniões, alguma legislação.
Inclui, também, os seguintes documentos: «Planeamento plurianual das actividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, 1990» (Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, 1990), «Posição do Conselho Consultivo da JNICT sobre o documento provisório "Planeamento plurianual das actividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico"» (JNICT, 1990); «Parecer da Secção Permanente do CSCT sobre o planeamento plurianual das actividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, 1990»; «Planeamento plurianual das actividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, 1991»; «Parecer do Plenário do CSCT sobre o planeamento plurianual das actividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, 1991»; «Relatório da Comissão para a reestruturação dos organismos de investigação científica e tecnológica do âmbito do Ministério do Planeamento e Administração do Território (criada pelo Despacho nº 22/91 de 07.01.92, publicado no D.R. II, nº 17, de 21.01.92)»; «Orçamento de ciência e tecnologia, 1993. Relatório do Grupo de Trabalho».