O Conselho Superior de Ciência e Tecnologia (CSCT) é o «órgão colegial em que estão representados os interesses sectoriais, públicos e privados, no domínio das actividades científicas e tecnológicas, e as entidades cuja competência ou actuação seja relevante no âmbito da política científica e tecnológica nacional». Por inerência do cargo, o Presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) era o vice-Presidente do CSCT (Decreto-lei n.º 22/86, de 17 de fevereiro).
A documentação está organizada por reunião sendo que para cada reunião encontramos correspondência e ofícios enviados e recebidos, agenda, convocatórias e algumas atas.
Destaca-se um conjunto de documentos sobre o Programa CIENCIA, os documentos «Orçamento de Ciência e Tecnologia. 1995. Relatório do Grupo de Trabalho»; «Grupos de Trabalho a constituir no âmbito do CSCT»; as edições «Financiamento comunitário da investigação e desenvolvimento tecnológico. Panorâmica das formalidades de tratamento das propostas de projectos. Introdução à negociação de contratos» e «La coopération scientifique et technologique avec l'Europe de l'Est. Rapport EUR 15716 FR» (ambas da Comissão Europeia, 1994); e «PDR 1994-1999. Bases do Conhecimento e da Inovação» (Ministério do Planeamento e da Administração do Território, 1994).