A pasta inclui dois conjuntos documentais distintos produzidos no âmbito do relacionamento com duas entidades diferentes: o grupo ad-hoc sobre «Dinamização, organização e coordenação da recolha e tratamento de dados de campo relacionados com problemas marítimos»; e o Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais (CEVALOR).
O grupo ad-hoc sobre «Dinamização, organização e coordenação da recolha e tratamento de dados de campo relacionados com problemas marítimos» foi criado, em junho de 1974, a título não oficial, por um conjunto de entidades de entre as quais a Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT). A pasta inclui um conjunto de documentação produzida entre 1974 e 1977 relativa às atividades deste grupo, como algumas convocatórias, atas das reuniões - da n.º 1 à 18 - correspondência trocada, estudos e relatórios.
A pasta relativa à CEVALOR inclui alguma documentação produzida entre 1991 e 1994, no âmbito de algumas reuniões dos seus órgãos - Conselho Científico e Tecnológico, Comissão de Fiscalização e Conselho Geral. Estas reuniões contaram com a participação de Fernando Ramôa Ribeiro, vice-Presidente da JNICT. Destaca-se, também, alguma documentação relativa a protocolos e convénios que a CEVALOR estabeleceu e o estudo «Caracterização das escombreiras das explorações de mármores da Região de Estremoz - Borba - Vila Viçosa» duas versões de um estudo realizado pelo LNEC, editado em 1992.