O Instituto de Ciências e Engenharia Nucleares (ICEN) foi criado em 1985, no seio do então Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (LNETI) (Decreto-lei n.º 272/85, de 17 de julho).
A pasta inclui dois maços de documentação sobre o ICEN, produzidos nos inícios dos anos 90, sobre o processo que se seguiu à extinção do LNETI e criação do Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI), no qual se efetuou a transferência do ICEN para a tutela do Ministério do Planeamento e Administração do Território, e o trabalho do grupo nomeado para estudar e avaliar as alterações necessárias a efetuar no ICEN.
Contém correspondência trocada, diplomas, estudos e documentos, de que destacamos o «Relatório do Grupo de Trabalho nomeado pelo Despacho conjunto dos Ministros do Planeamento e da Administração do Território, da Indústria e Energia e da Educação» (2 de novembro de 1993); «Alternativas para o novo quadro institucional do ICEN» (9 de junho de 1994); «INETI - Instituto de Ciências e Engenharia Nucleares. Plano de Actividades - 1994» (agosto de 1993); e «Contribuição para o Programa Estratégico do LNETI. 1992 - 1996» (abril de 1992).