A Fundação para a Computação Científica Nacional foi criada por escritura datada de 23 de novembro de 1986. O seu objeto de atividade era o desenvolvimento dos meios nacionais de cálculo científico, a promoção e instalação de meios poderosos de cálculo e a sua articulação com outras entidades científicas e técnicas dos setores público e privado.
Teve quatro fundadores: a Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT); o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC); o Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC); e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).
A pasta documenta a relação da JNICT com a FCCN nos primeiros anos de atividade. Inclui correspondência trocada e propostas de atas ou atas das reuniões do Conselho de Fundadores de 23 de junho e 6 de julho de 1987, de 12 de janeiro, 8 de fevereiro, 28 de julho, 26 de setembro, 25 de outubro e 12 de dezembro de 1988.
Inclui, ainda, cópia dos estatutos, originais dos termos de tomada de posse do Conselho Executivo (16 de abril de 1987) e do Conselho Fiscal (12 de janeiro de 1988); documentação relativa às remunerações dos vários órgãos da FCCN; cópia de legislação; «Texto da Comunicação Proferida em 87-05-10 nas Furnas (S. Miguel, Açores) pelo Presidente do Conselho Executivo da FCCN ao Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas»; e o «Caderno de encargos para Execução de um Inventário de Recursos Informáticos» (FCCN, Junho de 1987).