A Fundação para a Computação Científica Nacional foi criada por escritura datada de 23 de novembro de 1986. O seu objeto de atividade era o desenvolvimento dos meios nacionais de cálculo científico, a promoção e instalação de meios poderosos de cálculo e a sua articulação com outras entidades científicas e técnicas dos setores público e privado.
Teve quatro fundadores: a Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT); o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC); o Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC); e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).
A pasta documenta a relação da JNICT com a FCCN nos primeiros anos da década de 90. Para além de correspondência e faxes recebidos e enviados, encontramos o relatório, balanço e contas de 1991; o programa de atividades para 1992; o orçamento e o plano de investimentos para 1992; e documentação enviada pela European Consultative Forum on Research Networking (ECFRN), nomeadamente sobre a preparação do encontro ocorrido em Paris, a 8 de março de 1991.
Inclui um pequeno conjunto de documentos resultantes da atividade do Grupo de Trabalho para Informatização de Bibliotecas (GTIB), um grupo criado no âmbito da FCCN: «Relatório Final do Estudo Prévio sobre Informatização de Bibliotecas» (FCCN, 28 de maio de 1992). Para além de correspondência e faxes recebidos e enviados, encontramos o relatório, balanço e contas de 1991; o programa de atividades para 1992; o orçamento e o plano de investimentos para 1992.