O Taguspark - Sociedade de Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia da Área de Lisboa foi criado por iniciativa governamental, através do Ministério do Planeamento e da Administração do Território, com o objetivo de «aumentar a competitividade do tecido produtivo nacional através do envolvimento sinergético das comunidades científico-tecnológica e empresarial». A Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) foi um dos seus fundadores.
A pasta contém dois conjuntos de documentação. O primeiro conjunto tem o título «Antecedentes» e contém documentação produzida entre 1987 e 1990. Inclui dois trabalhos: «Estudo Técnico e Económico-Financeiro» (Pólo Tecnológico de Lisboa - Lumiar, 1990) e «Action Plan to Develop a Technology Park in Portugal. A Proposal to the Luso-American Foundation» (International Planning and Analysis Center, 1986).
O segundo conjunto, sem título formal, contém documentação acumulada entre 1990 e 1991, relativa a reuniões ocorridas no âmbito da preparação, execução e acompanhamento do concurso para a escolha da empresa / consórcio responsável pelo estudo de viabilidade de um Parque de Ciência e Tecnologia na região de Lisboa. Para além de correspondência inclui convocatórias, agendas e apontamentos manuscritos das várias reuniões ocorridas na Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e na JNICT; a cópia do anteprojeto de Estatutos da Sociedade de Promoção e Desenvolvimento do Parque de C&T da Região de Lisboa; o original do protocolo de intenções (12 de novembro de 1990); o estudo de viabilidade; os oito originais do contrato de prestação de serviços estabelecido entre a JNICT e a Segal Quince Wicksteed Limited (27 de março de 1991); e o documento «Trinta dias de atividade da Comissão Instaladora da Sociedade de Gestão do Parque de Ciência e Tecnologia da Região de Lisboa» (18 de novembro de 1991).