O Taguspark - Sociedade de Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia da Área de Lisboa foi criado por iniciativa governamental, através do Ministério do Planeamento e da Administração do Território, com o objetivo de «aumentar a competitividade do tecido produtivo nacional através do envolvimento sinergético das comunidades científico-tecnológica e empresarial». A Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) foi um dos seus fundadores.
A pasta contém dois conjuntos documentais distintos.
- O primeiro conjunto tem documentação relacionada com a constituição da Sociedade de Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia da Área Metropolitana de Lisboa, S.A. Inclui versões finais do acordo parassocial, estatutos e plano de negócios (versões de 30 de abril de 1992); dossier compilado no âmbito de uma sessão de apresentação do projeto aos promotores; documento «Sociedade de Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia da Área Metropolitana de Lisboa. Comparação de propostas»; escritura do contrato de sociedade do Taguspark (30 de julho de 1992); e anteprojeto de regulamento.
- O segundo conjunto inclui uma coleção de artigos de imprensa e de legislação relacionados com o Taguspark, um conjunto de regulamentos (Clube Tagus, Centro de Congressos do Taguspark, Núcleo central e área de PME's), de protocolos, cópia de um alvará de loteamento e uma informação interna relativa à reunião da Assembleia Geral do Taguspark de 12 de março de 1996.