O Conselho Consultivo da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) foi criado em 1986, como órgão consultivo, sucedendo ao CITED, o Conselho Consultivo de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento. Os seus membros eram: o presidente da JNICT (que presidia), o vice-presidente da JNICT, os presidentes das Comissões Coordenadoras de Investigação, 12 personalidades nomeadas pelo Governo e um representante do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (Decreto-Lei n.º 28/86, de 19 de fevereiro).
O conjunto documenta a atividade do Conselho, nomeadamente as reuniões ocorridas em 22 de setembro de 1986 (1.ª reunião deste órgão), 28 de novembro de 1986 e 23 e 24 de janeiro de 1987. Inclui as listas de membros, as convocatórias e agendas, algumas atas-resumo e a documentação entregue nas reuniões.
Alguns dos documentos e trabalhos: «Proposta de orçamento de Ciência e Tecnologia para 1987. Apresentada ao Governo a 12 de Agosto de 1986», documentos referentes aos programas (ou propostas de programas) de financiamento, «Acta-resumo. 1.ª reunião do Conselho Consultivo da JNICT», relatórios de atividades dos vários serviços, memorando e outros relatórios sobre a Comissão INVOTAN, «Memorando. A situação da biologia molecular em Portugal» (João Vasconcelos Costa) e «Plano nacional de I&D em fusão nuclear controlada» (J.T. Mendonça et al., 1986).