A Comissão Permanente de Estudos do Espaço Exterior (CPEEE) foi criada na Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), em janeiro de 1970, tendo por atribuições: o acompanhamento das iniciativas nacionais e internacionais em matérias relativas ao conhecimento e à exploração do espaço atmosférico e extra-atmosférico, a elaboração de programas espaciais e apoio à sua execução e a articulação, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, da coordenação das representações nacionais em eventos internacionais (Portaria n.º 29/70, de 14 de janeiro).
Contém os textos e trabalhos apresentados no âmbito do «II Seminário sobre detecção remota e sua aplicação ao estudo dos recursos naturais e às actividades do Homem», realizado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, entre 19 e 20 de outubro de 1978.
Contém, ainda, um conjunto de estudos da autoria de Maria Manuela Loureiro: «Pesquisa Espacial - Fonte de conhecimentos biomédicos» (1971), «Tratamento Anti-Poluição. Aspectos mecânicos, físicos, químicos e biológicos» (1974), «Rapport - OCDE. Sujet: traitement et gestion de l'information obtenue par télédetection» (1978), «Detecção remota. Princípios da sua aplicação à Oceanografia e ao apoio à pesca» (1978), «Report - OECD. Seminar integrated surveys. ITC - International Institute for Aerial Survey and Earth Sciences» (1979) e «Rapport de substance - OCDE. Sujet: Télédetection - transfert de technologie» (1980).