Comissão Permanente de Oceanologia

Available actions

Reader available actions

 

Comissão Permanente de Oceanologia

Description details

Description level

Unidade de instalação instalada   Unidade de instalação instalada

Reference code

PT/FCT/JNICT/DIR/009/0014

Title type

Formal

Date range

1970  to  1989 

Dimension and support

0,34 x 0,09 - papel A4

Extents

0.09 Metros lineares

Scope and content

A Comissão Permanente de Oceanologia (CPO) criada na Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, em 1980, tinha por atribuições contribuir para a definição de uma política oceanológica, no âmbito de uma política científica nacional; propor programas, planos e projectos anuais, ou plurianuais de investigação científica e tecnológica na área da oceanologia; promover a realização de conferências, seminários e outras reuniões e eventos; e aconselhar o Governo na formação e composição de representações nacionais para a participação em eventos nacionais ou internacionais que se ocupem do estudo da oceanologia (Portaria n.º 694/79, de 14 de dezembro).

Contém três conjuntos, sem título, relativos à Comissão Permanente de Oceanologia:

Conjunto 1 (1980-1986): pequeno conjunto de documentos relativos aos inícios da atividade da CPO, nomeadamente sobre a designação de representantes e as gratificações aos presidentes. Inclui, ainda, o «Programa de actividades para 1980» da CPO.

Conjunto 2 (1980): ofícios, informações, propostas e memorandos sobre as atividades e os projetos da CPO. Destaque para os seguintes documentos: «INVOTAN "Science for Stability" Programme. Project: Aquaculture in coastal areas of Portugal» (1980); «Conclusões finais. Simpósio Nacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (SINACT)» (1979); «Intergovernamental Oceanographic Commission (IOC) (UNESCO). Comité de trabalho para treino, educação e assistência mútua nas Ciências do Mar (TEMA). 3.ª reunião, Buenos Aires, 21-26 de abril de 1980» (CPO, 1980).

Conjunto 3 (1989): pequeno conjunto de ofícios e informação sobre a delegação portuguesa à 22.ª Sessão do Conselho Executivo da Comissão Oceanográfica Intergovernamental, à 14.ª Sessão da Assembleia e reunião preparatória do Comité Técnico da COI para processos oceânicos e clima; e sobre a realização do «Festival do Filme e do Vídeo - Os Oceanos» (setembro de 1990).

Physical location

A/15/05/4

Description physical location

A.15.05.4

Original numbering

013294

Language of the material

por (português) e eng (inglês)

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado

Type of container

Related material

Relação complementar: "PT/FCT/JNICT/CPO" - Comissão Permanente de Oceanologia