Classification scheme

Atividade no Instituto Nacional de Investigação Científica

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Atividade no Instituto Nacional de Investigação Científica

Description details

Description level

Serie   Serie

Reference code

PT/FCT/FRDA/001

Title type

Formal

Date range

1911  to  1992 

Dimension and support

Papel A4 e outros formatos

Extents

15 Caixas

Producer

Fernando Roldão Dias Agudo

Biography or history

Tendo sido presidente do Instituto Nacional de Investigação Científica entre 1980 e 1983, já antes Fernando Roldão Dias Agudo fizera parte dos quadros de colaboradores da Instituição nascida após a Revolução de abril, na sequência da extinção do Instituto de Alta Cultura em 1976. Dias Agudo integrou assim, algum tempo depois do termo da sua Comissão de serviço como presidente da JNICT, o Conselho Consultivo das Ciências Exactas do INIC, tendo sido secretário e coordenador da Subcomissão de Matemática deste Conselho, um dos quatro considerados na orgânica original do Instituto. A documentação preservada e descrita nesta série diz pois respeito às atividades de gestão administrativa e de gestão das políticas de investigação científica universitária que couberam a Dias Agudo por inerência das diferentes funções e papéis que desempenhou no seio do Instituto e dos seus órgãos internos até 1983.

Custodial history

Documentação reunida pelo produtor na qualidade de presidente do Instituto Nacional de Investigação Científica, membro do «Conselho Consultivo de Ciências Exactas», Secretário e coordenador da Subcomissão de Matemática do referido Conselho Consultivo.

Scope and content

A presente série reúne documentação relacionada com o exercício do cargo de presidente do INIC que Fernando Roldão Dias Agudo desempenhou, entre 1980 e 1983: gestão das políticas de C&T, num contexto de frequentes mudanças políticas e institucionais, incluindo deliberações sobre a atribuição de bolsas e subsídios, sobre projetos de investigação ou sobre a criação e reformulação de centros e unidades de investigação, sobre o papel da investigação científica para o desenvolvimento e na sua relação com a Universidade, orientações gerais e estratégicas das políticas de ciências, cooperação internacional.

Outro grande conjunto documental preservado diz respeito às atividades de gestão e avaliação de projetos científicos, no âmbito do «Conselho Consultivo das Ciências Exactas» e da Subcomissão de Matemática de que Dias Agudo fez parte, entre 1977 e 1979, após a sua renúncia do cargo de presidente da JNICT e antes de assumir a presidência do INIC.

Alguma documentação reporta-se ainda ao Instituto de Alta Cultura (IAC), organismo que antecedeu o INIC, durante o período de 1974 e 1976.

Fernando Roldão Dias Agudo acompanhou a existência do INIC desde a sua fundação, simultaneamente como testemunha e como agente das opções políticas tomadas no âmbito da governação nacional da C&T, após a Revolução de 74, uma governação que ficou marcada por ambiguidades, hesitações e contestações diversas que a documentação reflete e ilustra.

Physical location

A/24/12/3
A/24/12/4

Related material

O presente Fundo deve relacionar-se com o Arquivo do INIC igualmente conservado no ACT.