Plano de classificação

Atividade no Instituto Nacional de Investigação Científica

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Representação digital

Atividade no Instituto Nacional de Investigação Científica

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Atividade no Instituto Nacional de Investigação Científica

Detalhes do registo

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/FCT/FRDA/001

Tipo de título

Formal

Título

Atividade no Instituto Nacional de Investigação Científica

Datas de produção

1911  a  1992 

Dimensão e suporte

Papel A4 e outros formatos

Extensões

15 Caixas

História administrativa/biográfica/familiar

Tendo sido presidente do Instituto Nacional de Investigação Científica entre 1980 e 1983, já antes Fernando Roldão Dias Agudo fizera parte dos quadros de colaboradores da Instituição nascida após a Revolução de abril, na sequência da extinção do Instituto de Alta Cultura em 1976. Dias Agudo integrou assim, algum tempo depois do termo da sua Comissão de serviço como presidente da JNICT, o Conselho Consultivo das Ciências Exactas do INIC, tendo sido secretário e coordenador da Subcomissão de Matemática deste Conselho, um dos quatro considerados na orgânica original do Instituto. A documentação preservada e descrita nesta série diz pois respeito às atividades de gestão administrativa e de gestão das políticas de investigação científica universitária que couberam a Dias Agudo por inerência das diferentes funções e papéis que desempenhou no seio do Instituto e dos seus órgãos internos até 1983.

História custodial e arquivística

Documentação reunida pelo produtor na qualidade de presidente do Instituto Nacional de Investigação Científica, membro do «Conselho Consultivo de Ciências Exactas», Secretário e coordenador da Subcomissão de Matemática do referido Conselho Consultivo.

Âmbito e conteúdo

A presente série reúne documentação relacionada com o exercício do cargo de presidente do INIC que Fernando Roldão Dias Agudo desempenhou, entre 1980 e 1983: gestão das políticas de C&T, num contexto de frequentes mudanças políticas e institucionais, incluindo deliberações sobre a atribuição de bolsas e subsídios, sobre projetos de investigação ou sobre a criação e reformulação de centros e unidades de investigação, sobre o papel da investigação científica para o desenvolvimento e na sua relação com a Universidade, orientações gerais e estratégicas das políticas de ciências, cooperação internacional. Outro grande conjunto documental preservado diz respeito às atividades de gestão e avaliação de projetos científicos, no âmbito do «Conselho Consultivo das Ciências Exactas» e da Subcomissão de Matemática de que Dias Agudo fez parte, entre 1977 e 1979, após a sua renúncia do cargo de presidente da JNICT e antes de assumir a presidência do INIC. Alguma documentação reporta-se ainda ao Instituto de Alta Cultura (IAC), organismo que antecedeu o INIC, durante o período de 1974 e 1976. Fernando Roldão Dias Agudo acompanhou a existência do INIC desde a sua fundação, simultaneamente como testemunha e como agente das opções políticas tomadas no âmbito da governação nacional da C&T, após a Revolução de 74, uma governação que ficou marcada por ambiguidades, hesitações e contestações diversas que a documentação reflete e ilustra.

Localização física

PT/FCT/ACT-ÁREA A/24/12/3
PT/FCT/ACT-ÁREA A/24/12/4

Unidades de descrição relacionadas

O presente Fundo deve relacionar-se com o Arquivo do INIC igualmente conservado no ACT.