Comissão Nacional da UNESCO

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Comissão Nacional da UNESCO

Description details

Description level

Unidade de instalação instalada   Unidade de instalação instalada

Reference code

PT/FCT/FRDA/001/22

Title type

Atribuído

Date range

1977  to  1984 

Dimension and support

Papel A4 e outros formatos

Extents

1 Capilhas

Scope and content

Dossiê relativo à constituição da Comissão Nacional da UNESCO, cujo Conselho Geral foi presidido por Vítor de Sá Machado e de que Dias Agudo fez parte como representante do Ministério da Educação e na qualidade de presidente do INIC. O conjunto inclui correspondência e convocatórias, brochuras de divulgação, listas de representantes, currículos, regulamentos, informações internas e atas de reuniões, permitindo compreender a atividade desta Comissão Nacional e conhecer a sua organização interna. Alguns documentos são provenientes da UNESCO (em francês e inglês). Contém uma brochura de Edgar Santos Mattos: «Acordos culturais e de cooperação técnica e científica», Lisboa, 1981, que permite enquadrar as relações internacionais de Portugal na conjuntura entre o pós-25 de abril e a preparação da adesão do país à Comunidade Económica Europeia.

A Comissão Nacional da UNESCO, encarregue de promover em Portugal os programas da UNESCO nas áreas da Educação, Ciência e Cultura, foi instituída por Decreto-Lei n.º 218/79 de 17 de julho, no entanto, apenas entrou em funções em 1982. Veio completar a representação de Portugal na sede da UNESCO, em Paris, cuja Missão Permanente, sob a tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros, foi instituída pelo Decreto-Lei n.º 329/75, de 30 de Junho.

Órgão de consulta, com o estatuto de «Pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa», ainda de acordo com o Decreto-Lei n.º 218/79 acima citado, a C.N. UNESCO tem como função «a emissão de pareceres sobre programas e realizações da UNESCO, funções de coordenação de acção dos serviços representados na Comissão no que se refere à prossecução dos fins da UNESCO em Portugal e, finalmente, funções executivas na organização e participação em reuniões nacionais ou internacionais relacionadas com os objectivos da UNESCO».

Physical location

A/24/12/3

Description physical location

A.24.12.3

Original numbering

14380/22

Previous location

004

Language of the material

Português (por), inglês (eng), francês (fra)

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado