Administração; atas das reuniões da Comissão Executiva; conselhos científicos

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Administração; atas das reuniões da Comissão Executiva; conselhos científicos

Description details

Description level

Unidade de instalação instalada   Unidade de instalação instalada

Reference code

PT/FCT/FRDA/001/27

Title type

Atribuído

Date range

1978-10  to  1981-03-09 

Dimension and support

Papel A4

Extents

1 Capilhas

Scope and content

Documentação sobre a administração do INIC, conservando nomeadamente uma coleção completa das atas das reuniões da Comissão Executiva do Instituto, realizadas entre 9 de março de 1981 (1ª) e 31 de agosto de 1982 (26ª). Os assuntos apresentados nessas reuniões consistiram normalmente em transmissão de informações entre os membros das Comissões Executivas, a discussão de projetos revisão/atualização de regulamentos de bolsas e subsídios, projetos de relatórios sobre o estado da investigação científica portuguesa e universitária. A maior parte da documentação é constituída por cópias de trabalho algumas das quais profusamente anotadas por Dias Agudo. Conserva-se igualmente alguma documentação relativa ao funcionamento dos Conselhos Científicos constituintes do INIC à data de 1980, criados ao abrigo do Decreto Regulamentar n.º 72/80 de 12 de novembro, a saber: Ciências Sociais e Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Naturais; Ciências Exatas e Tecnológicas. Cada um destes Conselhos Científicos desdobrava-se em subdomínios constituídos em «Comissões», p.e., no Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanas funcionaram as seguintes Comissões: literatura e linguística; história; filosofia; geografia; direito; psicologia e ciências da educação; economia e gestão; sociologia e antropologia cultural.

Incluem-se do mesmo modo alguns relatórios interessantes para compreender a evolução das conceções nacionais e de Dias Agudo em particular sobre os modelos por que se deveria guiar a governação da ciência e ainda sobre a relação do INIC com a JNICT: «Para a melhoria do sistema científico nacional - Papel do Ministério da Educação e Ciência» (de Dias Agudo, datado de 8 de fevereiro de 1981), «Aims and Scopes», «La recherche scientifique dans les pays candidats aux Communautés Européennes» e «Conclusions and suggestions from the report of Braga (october 1978)».

Outras informações preservadas dizem respeito a temas como distribuição de verbas, participação do INIC em meetings e organizações internacionais de C&T, estudos de modelos de gestão, planos de atividades, programas e propostas de orçamentos, nomeadamente através de fundos do PIDDAC para o «Programa de Infraestruturas de Investigação». Outros documentos dão por vezes o tom de discussões de problemas na gestão da C&T pelo INIC. Tal sucedeu p.e., na sequência da publicação do Decreto Regulamentar n.º 51/81 de 19 de outubro, que vinha formalizar um novo Regulamento do INIC, o qual mereceu algumas objeções e críticas de Ilídio do Amaral expressas em correspondência trocada com Dias Agudo. Recorde-se que Ilídio do Amaral (1926-2017) fora o último Presidente do Instituto de Alta Cultura, entre 1975 e 1976, Reitor da Universidade de Lisboa entre Novembro de 1977 e Março de 1979, foi interlocutor assíduo de Dias Agudo antes e durante a presidência deste último.

Physical location

A/24/12/3

Description physical location

A.24.12.3

Original numbering

14381/27

Previous location

005

Language of the material

Português (por), francês (fra), inglês (eng)

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado