Secretaria

Available actions

Reader available actions

 

Secretaria

Description details

Description level

Section   Section

Reference code

PT/FCT/INII/SEC

Title type

Formal

Date range

1943  to  1980-05-30 

Dimension and support

Papel A4

Extents

32.71 Metros lineares

Producer

Arquivo do Instituto Nacional de Investigação Industrial - Secretaria [INII - SEC]

Biography or history

O esquema orgânico do Instituto correspondia ao figurino clássico da Administração Pública, do pós-guerra. Assim, a secretaria encontrava-se instalada nos serviços centrais, sendo comum ao conjunto dos serviços do instituto e incluíam-se nela as secções de Expediente e Arquivo, Pessoal e Contabilidade. De notar que diversos serviços e divisões do instituto, por estarem deslocados, possuíam serviços de secretariado.

Geographic name

Rua Garcia de Orta, n.º 68

Functions, ocupations and activities

Competia à Secretaria do Instituto a organização e execução de todos os serviços relativos ao expediente geral e seu arquivo, contencioso, pessoal, contabilidade, contratos, inventário e orçamento do Instituto.

Internal structure/genealogy

A Secretaria era organicamente dependente da Direcção do Instituto Nacional de Investigação Industrial (INII) e tem na sua dependência as seguintes secções: Contabilidade, Expediente e Arquivo e Processamento.

Custodial history

O INII foi extinto em 14 de maio de 1976, tendo sido integrado no LNETI (Laboratório Nacional de Tecnologia Industrial), que em 2004 passará a ter a designação de INETI (Instituto Nacional de Energia, Tecnologia e Inovação) e de LNEG (Laboratório Nacional de energia e Geologia) em 2007. De todo o espólio documental sobraram apenas cerca de 41 metros lineares, sendo este composto por cerca de oito centenas de unidades, entre documentos administrativos e publicações.

A documentação foi entregue ao Arquivo de Ciência e Tecnologia, em novembro de 2015, por auto de doação do LNEG.

Language of the material

Em português (por), contendo documentos em outras línguas, nomeadamente inglês (eng), francês (fra) e espanhol (spa).

Notes

Uma vez que a Secção corresponde a uma unidade orgânica do INII optou-se pela identificação do serviço no campo "Nome do Produtor". Esta informação repercute-se em todas as unidades de descrição (séries, unidades de instalação e documentos compostos) que estejam incluídas nesta Secção.