Secretaria

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Secretaria

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/FCT/INII/SEC

Tipo de título

Formal

Título

Secretaria

Datas de produção

1943  a  1980-05-30 

Dimensão e suporte

Papel A4

Extensões

32,71 Metros lineares

História administrativa/biográfica/familiar

O esquema orgânico do Instituto correspondia ao figurino clássico da Administração Pública, do pós-guerra. Assim, a secretaria encontrava-se instalada nos serviços centrais, sendo comum ao conjunto dos serviços do instituto e incluíam-se nela as secções de Expediente e Arquivo, Pessoal e Contabilidade. De notar que diversos serviços e divisões do instituto, por estarem deslocados, possuíam serviços de secretariado.

Localidade

Rua Garcia de Orta, n.º 68

Funções, ocupações e atividades

Competia à Secretaria do Instituto a organização e execução de todos os serviços relativos ao expediente geral e seu arquivo, contencioso, pessoal, contabilidade, contratos, inventário e orçamento do Instituto.

Estrutura interna/genealogia

A Secretaria era organicamente dependente da Direcção do Instituto Nacional de Investigação Industrial (INII) e tem na sua dependência as seguintes secções: Contabilidade, Expediente e Arquivo e Processamento.

História custodial e arquivística

O INII foi extinto em 14 de maio de 1976, tendo sido integrado no LNETI (Laboratório Nacional de Tecnologia Industrial), que em 2004 passará a ter a designação de INETI (Instituto Nacional de Energia, Tecnologia e Inovação) e de LNEG (Laboratório Nacional de energia e Geologia) em 2007. De todo o espólio documental sobraram apenas cerca de 41 metros lineares, sendo este composto por cerca de oito centenas de unidades, entre documentos administrativos e publicações.A documentação foi entregue ao Arquivo de Ciência e Tecnologia, em novembro de 2015, por auto de doação do LNEG.

Âmbito e conteúdo

A documentação desta secção é relativa ás funções de suporte ao funcionamento do INII: gestão orçamental, recursos humanos, património, instalações e recursos materiais.

Idioma e escrita

Em português (por), contendo documentos em outras línguas, nomeadamente inglês (eng), francês (fra) e espanhol (spa).