Classification scheme

Direção

Available actions

Reader available actions

 

Direção

Description details

Description level

Section   Section

Reference code

PT/FCT/INII/DIR

Title type

Formal

Date range

1950  to  1979 

Dimension and support

Documentos textuais: papel, A4

Extents

5.52 Metros lineares

Producer

Arquivo do Instituto Nacional de Investigação Industrial - Direção [INII - DIR]

Biography or history

A Direção do Instituto Nacional de Investigação Industrial é estabelecida pelo Decreto-Lei N.º 42120 de 23 de janeiro de 1959 e é constituída por um diretor e um subdiretor, nomeados pelo Secretário de Estado da Indústria.

O diretor do Instituto é vogal do Conselho Superior da Indústria, do Instituto de Alta Cultura, da Junta de Energia Nuclear e da Junta da Acção Social do Ministério das Corporações e Previdência Social.

Geographic name

Rua Garcia de Orta, n.º 70, Lisboa

Functions, ocupations and activities

Competia ao diretor do INII: Orientar e dirigir superiormente todas as atividades e serviços do Instituto; Presidir às reuniões periódicas dos responsáveis pelos serviços, grupos de trabalho e demais atividades do Instituto que se tornarem necessárias para coordenação geral dos estudos e trabalhos de maior responsabilidade ou interesse; convocar o Conselho Técnico ou as suas secções, bem como o Conselho Administrativo, e, presidir aos respetivos trabalhos, mas quanto às reuniões das secções poderá delegar a presidência no vogal que para o efeito escolher; Assinar contratos, promover a cobrança de receitas e autorizar as despesas, nos termos legais; promover o recrutamento do pessoal e exercer a jurisdição disciplinar; submeter a despacho os assuntos que careçam de decisão ministerial, ou propor as providências que interessem à consecução dos fins do Instituto ou à melhoria da sua atividade; representar o Instituto em juízo ou fora dele, por si ou por seus delegados, designadamente em organismos, congressos e reuniões, nacionais e internacionais, que se ocupem de problemas relacionados com os fins do Instituto; exercer todas as demais funções atinentes à realização dos fins do Instituto.

Internal structure/genealogy

O Conselho Administrativo era um órgão da Direção do Instituto Nacional de Investigação Industrial (INII).

Custodial history

O INII foi extinto em 14 de maio de 1976, tendo sido integrado no LNETI (Laboratório Nacional de Tecnologia Industrial), que em 2004 passará a ter a designação de INETI (Instituto Nacional de Energia, Tecnologia e Inovação) e de LNEG (Laboratório Nacional de energia e Geologia) em 2007. De todo o espólio documental sobraram apenas cerca de 41 metros lineares, sendo este composto por cerca de oito centenas de unidades, entre documentos administrativos e publicações.

A documentação foi entregue ao Arquivo de Ciência e Tecnologia, em novembro de 2015, por auto de doação do LNEG.

Language of the material

Em português (por), contendo documentos em outras línguas, nomeadamente inglês (eng), francês (fra) e espanhol (spa).

Notes

Uma vez que a Secção corresponde a uma unidade orgânica do INII optou-se pela identificação do serviço no campo "Nome do Produtor". Esta informação repercute-se em todas as unidades de descrição (séries, unidades de instalação e documentos compostos) que estejam incluídas nesta Secção.