Gabinete Central de Coordenação, Planeamento e Informação

Available actions

Reader available actions

 

Gabinete Central de Coordenação, Planeamento e Informação

Description details

Description level

Section   Section

Reference code

PT/FCT/INII/GCCPI

Title type

Formal

Date range

1955  to  1978 

Dimension and support

Documentos textuais: papel A4

Extents

2.24 Metros lineares

Producer

Arquivo do Instituto Nacional de Investigação Industrial - Gabinete Central de Coordenação, Planeamento e Informação [INII - GCCPI]

Biography or history

O Gabinete Central de Coordenação, Planeamento e Informação foi estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 42121 de 23 de janeiro de 1959, como um dos serviços centrais do instituto. Era constituído pelo diretor e subdiretor do instituto e pelos chefes dos serviços designados pela direção.

O Decreto-Lei n.º 48025/67, de 4 de novembro de 1967, procede ao ajustamento das atribuições do Gabinete Central de Coordenação, Planeamento e Informação dando uma nova redação aos seguintes artigos: n.º 1 do art.º 19.º do Decreto n.º 42121/59 de 23 de janeiro de 1959, art.º 21 e art.º 22.º.

Passando a ter a seguinte redação: n.º 1 do art.º 19.º Assegurar a unidade de orientação científica e técnica na realização dos estudos e investigações da iniciativa do Instituto ou das instituições que com ele colaborem e, bem assim, coordenar todas as atividades de formação pelo mesmo promovidas, ou em que participe; art.º 21.º o Gabinete Central de Coordenação, Planeamento e informação e os serviços técnicos subdividir-se-ão em divisões, grupos, centros ou núcleos de estudo ou assistência, e esses, por sua vez, nos laboratórios, gabinetes ou secções que as necessidades justificarem.

Art.º 22.º Além das divisões, grupos, laboratórios e demais departamentos gerais ou de base que se mostrarem indispensáveis, o 1.º Serviços compreenderá ainda núcleos especializados para o estudo, apoio e assistência, nos respetivos domínios, aos vários ramos da indústria nacional em que tal se verificar vantajoso.

Geographic name

Rua Garcia de Orta, n.º 68.

Functions, ocupations and activities

Competia ao Gabinete Central de Coordenação, Planeamento e Informação: Assegurar a unidade de orientação científica e técnica na realização dos estudos e investigações da iniciativa do Instituto ou das instituições que com ele colaborem; Coadjuvar o diretor no recrutamento do pessoal e informar sobre a sua eficiência;

Elaborar os relatórios e planos de trabalho, investigação e assistência técnica a submeter anualmente à aprovação do conselho técnico, nos termos do n.º 2 do artigo 9.º; Promover a publicação dos trabalhos e informações de interesse para a divulgação dos conhecimentos, nacionais ou estrangeiros, respeitantes à investigação ou ao progresso industrial; Instalar a biblioteca e, além de catalogar as obras técnicas e científicas, organizar ficheiro e arquivos de documentação e informação sobre todos os assuntos que interessem às atividades do Instituto.

Mandates/Sources of authority

Decreto-Lei n.º 42121/59, de 23 de janeiro de 1959, regulamento do Instituto Nacional de Investigação Industrial.

Decreto-Lei n.º 48025/67, de 4 de novembro de 1967, procede a alguns ajustamentos na orgânica e regulamento do Instituto Nacional de Investigação Industrial.

Internal structure/genealogy

O Gabinete Central de Coordenação, Planeamento e Informação era organicamente dependente da Direcção do Instituto Nacional de Investigação Industrial (INII). No regulamento interno publicado no Decreto-Lei n.º 42121 de 23 de janeiro de 1959, estabelecia-o como um dos serviços centrais do Instituto. Subdividir-se-á em três divisões: Divisão de Formação e Aperfeiçoamento, Divisão de Informação Técnica e Núcleo de Design. Esta subdivisão está prevista desde a publicação do Decreto-Lei n.º 48025 de 1967, no entanto a estrutura só fica mesmo estabelecida a partir de 1972.

Custodial history

O INII foi extinto em 14 de maio de 1976, tendo sido integrado no LNETI (Laboratório Nacional de Tecnologia Industrial), que em 2004 passará a ter a designação de INETI (Instituto Nacional de Energia, Tecnologia e Inovação) e de LNEG (Laboratório Nacional de energia e Geologia) em 2007. De todo o espólio documental sobraram apenas cerca de 41 metros lineares, sendo este composto por cerca de oito centenas de unidades, entre documentos administrativos e publicações.

A documentação foi entregue ao Arquivo de Ciência e Tecnologia, em novembro de 2015, por auto de doação do LNEG.

Language of the material

Em português (por), contendo documentos em outras línguas, nomeadamente inglês (eng), francês (fra) e espanhol (spa).

Notes

Uma vez que a Secção corresponde a uma unidade orgânica do INII optou-se pela identificação do serviço no campo "Nome do Produtor". Esta informação repercute-se em todas as unidades de descrição (séries, unidades de instalação e documentos compostos) que estejam incluídas nesta Secção.